CRIANÇAS

Adaptação ao Meio Aquático (dos 3 aos 5 anos de idade)

Etapa que compreende o primeiro contacto com a água através de actividade diversificada (jogos e situações de recreação até à aprendizagem do batimento de pernas).

Familiarização e adaptação da criança ao meio aquático em quatro componentes: equilíbrio, respiração, propulsão e imersão.

Aprendizagem dos movimentos dos membros inferiores das técnicas alternadas (coordenação rudimentar).

Níveis KIDS

Nível 1 + 5

Contacto com o meio aquático até à existência de uma autonomia propulsiva, embora rudimentar, (iniciação à aprendizagem das técnicas alternadas).

Nível 2 + 5

Etapa de aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas alternadas (crol e costas), e iniciação da aprendizagem dos gestos técnicos da técnica simultânea (bruços).

No final desta etapa, o aluno deve ainda ter consolidada a aprendizagem dos 4 estilos. Será ainda abordada a iniciação ao pólo aquático, saltos, partidas e viragens.

Níveis ADULTOS

Etapa 1

Etapa que compreende o primeiro contacto com a água através de actividade diversificada (jogos e situações habituais de recreação até à aprendizagem do batimento de pernas).

Etapa 2

Etapa de adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas alternadas e iniciação aos gestos de bruços e mariposa.

Etapa 3

Etapa de consolidação e aperfeiçoamento dos 4 estilos e respectivos regulamentos dando um ênfase especial para a manutenção e melhoria das condições físicas. Nesta etapa será ainda abordada a iniciação ao pólo aquático.